Vídeo mostra atos de racismo de torcedor do Olímpia contra a torcida do Flu

Após a classificação do Fluminense, outros torcedores paraguaios nas arquibancadas também direcionaram agressões verbais contra os brasileiros.

Torcedor fez gestos de racismo contra torcida do Fluminense durante jogo contra o Olímpia | Lance!
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

E a história se repete como se  ninguém fosse punido por isso. Na noite desta quinta-feira (31), mais um triste episódio de racismo e xenofobia manchou a atmosfera da Libertadores. Durante o confronto entre Olímpia e Fluminense, realizado no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, um torcedor paraguaio foi flagrado imitando gestos de macaco enquanto apontava na direção dos torcedores brasileiros presentes no estádio. As imagens mostram um torcedor tricolor que estava no estádio, documentaram o incidente.

Além dos gestos ofensivos, a leitura labial sugere que o indivíduo repetiu a palavra "mono" (macaco, em espanhol) várias vezes. Infelizmente, esse não foi o único incidente lamentável ocorrido durante a partida. Após a classificação do Fluminense, outros torcedores paraguaios nas arquibancadas também direcionaram agressões verbais contra os brasileiros.

Além disso, o ônibus da delegação do Fluminense foi alvo de apedrejamento após o término do jogo. O volante Felipe Melo registrou imagens mostrando o vidro perfurado e usou as redes sociais para denunciar o ataque. Antes mesmo do início da partida, um veículo que transportava torcedores tricolores a caminho do estádio também foi atingido por pedras. Felizmente, ninguém ficou ferido em nenhum desses incidentes.

Leia Mais

O Fluminense voltará a entrar em campo pela Libertadores na semana do dia 27 deste mês. Na semifinal, enfrentará o Internacional, com o primeiro jogo marcado para o Maracanã. O vencedor desse confronto terá como adversário na grande final o vencedor da partida entre Palmeiras e Boca Juniors.

Justificativa da Conmebol

O regulamento de 2023 da Conmebol, em seu segundo parágrafo do artigo 15, aborda situações de discriminação por parte dos torcedores e estipula uma multa de 100 mil dólares (equivalente a R$ 492 mil) e, em casos de reincidência, uma multa mais elevada de 400 mil dólares (R$ 1,970 milhão). No entanto, o regulamento não detalha se essas penalidades se aplicam a atos ocorridos dentro ou fora do estádio.

"Qualquer Associação Membro ou clube cujos torcedores insultarem ou atentarem contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, tendo como motivo a cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem, será sancionado com uma multa de pelo menos CEM MIL DÓLARES AMERICANOS (USD. 100.000). Em caso de reincidência, o infrator poderá ser punido com multa de DÓLARES AMERICANOS QUATROCENTOS MIL (USD 400.000)."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES