Chuva forte e queda de temperatura: veja como fica o tempo em cada região

O fenômeno, responsável por chuvas no Sudeste durante o fim de semana, desloca-se para o interior do país, causando temporais nas regiões Centro-Oeste e sul do Nordeste

Alerta do Inmet | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chegada de uma frente fria ao Brasil indica uma semana de condições meteorológicas instáveis e temperaturas mais amenas. O fenômeno, responsável por chuvas no Sudeste durante o fim de semana, desloca-se para o interior do país, causando temporais nas regiões Centro-Oeste e sul do Nordeste.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (22), os maiores volumes de chuva estão previstos para concentrar-se no Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais e Distrito Federal.

Nordeste com previsão de chuvas volumosas

Além disso, outro fenômeno meteorológico a ser observado ao longo da semana é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provocará fortes chuvas no Nordeste. A ZCIT é um encontro de ventos na região do Equador e um dos principais sistemas meteorológicos geradores de chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, conforme explicado pelo Inmet.

Mapa mostra o acumulado de chuvas previsto para o Nordeste até sexta-feira (26). — Foto: INMET

Nordeste com previsão de chuvas volumosas

Com a presença desse sistema, é previsto que praticamente todo o Nordeste experimente chuvas volumosas ao longo da semana, com acumulados podendo ultrapassar 100 milímetros. Essas tempestades podem vir acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Os estados mais impactados pelos temporais devem ser Bahia, Piauí e Ceará. Essas chuvas representarão uma mudança no cenário de tempo quente e seco observado na semana anterior, contribuindo também para o aumento da umidade do solo.

O Climatempo informa que nas regiões Sul e Norte também são esperadas chuvas ao longo da semana, mas de forma mais isolada em comparação com outras áreas.

Além da ZCIT, outro sistema meteorológico que pode se formar durante a semana, contribuindo para a manutenção do tempo instável, é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS). Esta faixa extensa de nuvens, que normalmente se estende do Norte ao Sudeste do Brasil, é conhecida por trazer instabilidade e volumes consideráveis de chuva.

Embora sua formação esteja prevista para a terça-feira (23), os efeitos da ZACS serão sentidos a partir de quarta-feira (24). Com essa zona, áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo voltam a receber chuvas persistentes, que podem se estender até o início da próxima semana.

Temperatura amena

Além das chuvas em diversas partes do Brasil, a frente fria também deverá resultar em temperaturas mais amenas. Na região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as máximas que superaram os 36°C devem ficar mais próximas dos 30°C. No Sul, Paraná e Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas na casa dos 27°C, enquanto Santa Catarina pode alcançar máximas de até 30°C. No Norte, a expectativa é que as temperaturas fiquem em torno dos 35°C.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES