Conheça o método Wolbachia, que reduziu em até 70% os casos de dengue em Niterói

Desde 2015, a prefeitura adotou o método wolbachia para reduzir os índices de casos de dengue no município.

Casos de dengue em Niterói estão controlados com uso do método wolbachia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio ao aumento alarmante de casos de dengue em todo o país, Niterói destaca-se como uma exceção, mantendo baixos níveis de contaminação. Desde 2015, a prefeitura adotou o método wolbachia, tornando-se o primeiro município no Brasil a cobrir 100% do território com essa técnica inovadora.

O QUE É WOLBACHIA? - A wolbachia, uma bactéria presente em cerca de metade dos insetos, incluindo alguns mosquitos, é introduzida no Aedes aegypti para impedir o desenvolvimento dos vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana dentro do inseto, contribuindo para a redução dessas doenças.

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA - Esse método é ambientalmente seguro e não representa riscos para humanos ou outros mamíferos, já que a wolbachia é intracelular e não pode ser transmitida. Em um debate recente sobre a dengue, o coordenador científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Alexandre Lima Rodrigues Cunha, destacou o método wolbachia como uma alternativa tecnológica viável para combater o mosquito Aedes aegypti.

RESULTADOS COMPROVADOS - Em Niterói, o programa foi implementado inicialmente em Jurujuba, expandindo-se para outros 33 bairros em 2017. Em 2021, dados mostraram uma redução significativa nos casos de dengue, chikungunya e zika, com uma eficácia de cerca de 70%, 60% e 40%, respectivamente, nas áreas abrangidas. Em 2023, Niterói tornou-se a primeira cidade brasileira a cobrir integralmente seu território com o método wolbachia.

Além de Niterói, outras cidades brasileiras estão adotando esse método, como Campo Grande, Petrolina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O World Mosquito Program (WMP), responsável por essa iniciativa internacional, tem como objetivo proteger a comunidade global das doenças transmitidas por mosquitos.

Em Campo Grande, foi inaugurada uma nova biofábrica para a produção de mosquitos Aedes aegypti com wolbachia, ampliando ainda mais o alcance desse método inovador. As liberações dos mosquitos começarão em vários bairros da cidade, como parte do esforço conjunto do Ministério da Saúde, WMP Brasil e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para combater as doenças transmitidas por mosquitos.

Com informações do Correio Braziliense

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES