Existia organização criminosa a partir do Planalto no governo anterior, diz Padilha

As declarações surgiram em resposta às investigações da Polícia Federal sobre uma suposta “Abin paralela” estabelecida durante o governo Bolsonaro.

Ministro das Relações Interiores, Alexandre Padilha | Wilton Junior/Estadão / Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atual Ministro das Relações Interiores, Alexandre Padilha, declarou nesta segunda-feira (29),que uma "organização criminosa" formada durante o governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro, infiltrou-se em diversos órgãos públicos, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para realizar investigações ilegais. 

"Existia uma organização criminosa a partir do Palácio do Planalto no governo anterior que envolveu várias instituições. O clima e o ódio semeados durante quatro anos pelo governo anterior envolveu e contaminou várias instituições civis e militares e a apuração sobre o envolvimento individual em todas as instituições tem que continuar", disse Padilha em entrevista a jornalistas.

As declarações surgiram em resposta às investigações da Polícia Federal sobre uma suposta "Abin paralela" estabelecida durante o governo Bolsonaro para monitorar ilegalmente cidadãos e autoridades. Na segunda-feira, a PF realizou buscas na residência do vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, como parte dessas investigações.

Padilha ressaltou que as investigações abrangem todos os órgãos públicos, civis e militares e enfatizou o compromisso em responsabilizar os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023.

"Os processos de apuração não se restringem à Abin. Envolvem todos os órgãos, sejam civis ou militares. Desde o ano passado, já vem sendo desenvolvido de forma autônoma pela Polícia Federal, a partir das orientações e determinações do Judiciário e nós não descansaremos enquanto todos aqueles envolvidos com os crimes que antecederam o dia 8 de janeiro... e os crimes do próprio 8 de janeiro sejam devidamente apurados e punidos pela irresponsabilidade com a democracia brasileira", afirmou.

COm informações da Reuters

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES