Catar confirma que trégua e libertação de reféns em Gaza começam amanhã

A ajuda humanitária será autorizada a entrar em Gaza assim que a trégua começar

Catar confirma trégua temporária entre Israel-Hamas | Mahmud Hams/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Catar, atuando como mediador entre Israel e o Hamas, anunciou que um cessar-fogo temporário em Gaza terá início na manhã de sexta-feira às 7h (2h em Brasília). O primeiro grupo de reféns, que foram tomados pelo Hamas em 7 de outubro, será libertado às 16h (11h em Brasília). A ajuda humanitária será autorizada a entrar em Gaza assim que a trégua começar. Essas informações foram fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

O acordo prevê a libertação de 13 reféns na sexta-feira, todos mulheres e crianças, que serão entregues à Cruz Vermelha para garantir a transferência mais segura possível em meio ao contexto de guerra. Este é um passo inicial, com a liberação total de 50 dos cerca de 240 reféns ao longo de um cessar-fogo de quatro dias. Em contrapartida, Israel concordou em liberar 150 palestinos que permaneceram como prisioneiros. O processo de libertação está sujeito à confirmação das listas de reféns e prisioneiros, e não ficou claro quantos prisioneiros palestinos serão libertados na sexta-feira.

O MRE do Catar destacou que a oferta de ajuda humanitária em Gaza é uma parte integral do acordo, mas não forneceu detalhes específicos sobre como será implementada. A intenção é que esse acordo leve a uma trégua duradoura, e o Catar expressou a esperança de que a ajuda humanitária alcance Gaza rapidamente pela passagem de Rafah.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES