Hamas negocia libertar reféns com ajuda do Catar; Israel nega diálogo

Os extremistas mataram e sequestraram civis e soldados, levando Israel a declarar guerra e realizar bombardeios em Gaza

Negociações tensas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (9), o grupo extremista Hamas está envolvido em negociações com o governo de Israel, buscando este a libertação de mulheres e crianças israelenses que foram feitas reféns pelos terroristas palestinos. A mediação está sendo conduzida pelo Catar, conforme relatado por jornais israelenses e fontes da agência de notícias Reuters.

De acordo com as informações, autoridades do Catar já entraram em contato por telefone com representantes do Hamas, visando negociar a libertação das mulheres e crianças israelenses em troca da soltura de 36 mulheres e crianças palestinas detidas em Israel. As negociações, que tiveram início no sábado (7) à noite, estão progredindo de maneira positiva, segundo uma fonte informou à Reuters.

Leia Mais

O Catar tem desempenhado um papel ativo nas negociações, mantendo contato com os líderes do Hamas em Doha e Gaza. O conflito entre o Hamas e Israel foi desencadeado no sábado com ataques do grupo extremista em várias frentes, incluindo ataques terrestres, marítimos e aéreos. O Hamas matou e sequestrou civis e soldados israelenses, levando Israel a declarar guerra e realizar bombardeios em Gaza.

Como parte da escalada do conflito, Israel bloqueou o acesso a água, comida e luz na região nesta segunda-feira. Desde o início do confronto, aproximadamente 1.200 pessoas perderam a vida, de acordo com autoridades dos dois lados.

Conflito destravado

O mais recente confronto entre Israel e o Hamas, que alcança seu segundo dia nesta segunda-feira, destaca um impasse enraizado em décadas de disputas entre grupos na região. Ao longo de mais de 70 anos, o território enfrentou uma contenda por terras, resultando em conflitos armados e mortes.

Somente neste último conflito, iniciado após um ataque surpresa do Hamas, já foram confirmadas mais de mil mortes em Israel e na Faixa de Gaza. Além disso, milhares de pessoas ficaram feridas, envolvendo tanto israelenses quanto palestinos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES