Saiba detalhes sobre o Hamas: grupo terrorista que invadiu Israel

Até o momento, o conflito armado destravado em Israel deixou um rastro de 1.113 mortes

Hamas nega a entrega das armas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sob a tradução do árabe para "entusiasmo" ou "fervor", o grupo palestino Hamas lançou um ataque em Israel neste sábado (7), resultando em centenas de mortos e feridos. Com 36 anos de existência, o Hamas, classificado como terrorista por países como Estados Unidos e União Europeia, está comprometido com a luta pela Palestina, defendendo que o local é uma terra islâmica.

O surgimento do grupo remonta a uma revolta popular em 8 de dezembro de 1987, conhecida como "Primeira Intifada" ou "Guerra das Pedras". Intifada, em árabe, significa tremer de medo ou de doença, e também implica em um despertar abrupto de um sonho ou inconsciência. Moradores começaram a atirar paus e pedras nas tropas israelenses no campo de refugiados de Jabaliyah, no extremo norte da Faixa de Gaza.

Leia Mais

O conflito encerrou-se em 1993 após a assinatura de um cessar-fogo em Madri (Espanha) e Oslo (Noruega), onde foi estabelecida a Autoridade Nacional Palestina (ANP). Apesar da criação da ANP, os acordos firmados nesses países nunca se concretizaram. O Hamas considera o acordo "infame".

O Hamas, Movimento de Resistência Islâmica, se autodenomina um movimento de resistência baseado no Corão, visando a instauração de um Estado palestino em toda a área de Israel, que o grupo se recusa a reconhecer. Foi fundado por Sheikh Ahmed Yassin, Abdel Aziz al-Rantissi e Mohammad Taha, membros da Irmandade Muçulmana, um grupo criado em 1928 que rejeita qualquer traço da cultura ocidental e promove os ensinamentos do Corão.

A Carta de Princípios do Hamas, publicada em 1988, declara que a terra da Palestina "é uma terra islâmica". Inicialmente envolvido em ações humanitárias, como a construção de escolas e hospitais, o grupo ganhou força. Em 1989, Ahmed Yassin foi preso pelo governo israelense, mas isso fortaleceu o Hamas. Libertado em uma troca de prisioneiros, Yassin foi morto pela Força Aérea Israelense em 2004.

Como partido político, o Hamas liderou dois governos consecutivos da Autoridade Palestina. Após a Batalha de Gaza em 2007, representantes eleitos do Hamas foram expulsos das posições no governo da ANP na Cisjordânia. O conflito levou à existência de dois governos palestinos, com o Hamas na Faixa de Gaza e o gabinete de Abbas na Cisjordânia.

Em 2011, Hamas e Fatah assinaram um acordo de reconciliação após quatro anos de divisão. Em 2017, o Hamas alterou sua carta de princípios, focalizando os "sionistas" como inimigos, não mais os judeus em geral. O grupo aceitou a criação de um Estado palestino provisório, mas ainda não reconhece Israel.

Considerado terrorista por vários países, o Hamas é alvo de controvérsias quanto a sua classificação em diferentes regiões do mundo.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES