Rússia volta a atacar e segunda tentativa de evacuar civis na Ucrânia falha

Medida prevista para sábado (5/3) foi interrompida porque não houve cessar-fogo. Promessa é que corredor humanitário ocorra neste domingo

Rússia diz que permitirá saída de civis da Ucrânia neste domingo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Vereadores de Mariupol informou que fracassou a segunda tentativa de evacuar civis.

Após uma fracassada tentativa de formar um corredor humanitário no sábado (5), por conta de bombardeios, foi acertada uma nova trégua para este domingo (6). Mas, segundo a Câmara, os bombardeios continuaram.

Rússia havia informado que abriria espaço para corredor humanitário

A agência de notícias TASS informou que a Rússia vai permitir a abertura de corredores humanitários neste domingo (6/3).

Leia Mais

O anúncio russo acontece após a tentativa que não deu certo, de fazer a mesma coisa, nesse sábado (5/3). Na ocasião, a medida foi interrompida porque não houve o prometido cessar-fogo russo.

Rússia diz que permitirá saída de civis da Ucrânia neste domingo - Foto: Reprodução/CNN

Esses corredores, segundo especialistas, são fundamentais para permitir a entrada de ajuda e a saída de civis das áreas em que os ataques russos são mais intensos, como as cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha.

Para se ter uma noção, Mariupol está há quase uma semana sendo bombardeada. Além disso, o município está sem energia elétrica e abastecimento de água.

Nova tentativa

De acordo com a Câmara Municipal de Mariupol, na Ucrânia, mais uma tentativa será feita para retirar civis da cidade neste domingo (6/3). A cidade portuária tem sido alvo de frequentes bombardeios e ataques russos, que deixaram a população sem água e luz e com mantimentos cada vez mais escassos.

A partir do meiod-ia no horário local (7h no horário de Brasília), será possível embarcar em três transportes municipais. Os moradores também poderão seguir em veículos privados.

“Pedimos a todos os motoristas que saem da cidade que facilitem ao máximo a evacuação de civis – leve as pessoas com você, encha o transporte o máximo possível”, pede a Câmara Municipal, em pronunciamento.

O percurso será acompanhado por voluntários da Cruz Vermelha. O caminho percorrido passa por Portovskoye, Mangush, Rozovka, Bilmak, Pologi, Orekhov e chega a Zaporozhye, cidade que abriga a maior usina nuclear da Europa.

As autoridades de Mariupol reforçam, também, que é estritamente proibido desviar-se da rota proposta para o corredor humanitário, por risco de segurança.

O regime de silêncio das tropas russas, em tese, será adotado até às 21h do horário local (16h em Brasília).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES