SSP-SP divulga dados de operação policial na Baixada Santista com 160 presos

A ação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado.

SSP-SP divulga dados de operação policial na Baixada Santista com 160 presos | Carlos Abelha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a implementação da Operação Impacto-Guarujá, que somente neste ano matou sete policiais e feriu outros 12 na região, dentre eles, o soldado Patrick Reis da Rota, que foi morto no último dia 27 de julho no Guarujá, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo deflagrou a Operação Escudo. 

A Operação reuniu policiais de diversas regiões e obteve êxito tanto em prender os envolvidos na morte do policial militar quanto em prender outros envolvidos no crime organizado. Ao total já são 160 presos. A ação segue para sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado, que ainda possui grande atuação na Baixada Santista. 

Segundo a Secretaria de Segurança, das prisões, 134 foram efetuadas pela PM e 26 pela Polícia Civil. Os dados fornecidos pela SSP-SP correspondem a um período de nove dias, de 28 de julho a 5 de agosto. Além disso, ao longo dessa operação, foram apreendidos cerca de 479,8 quilos de entorpecentes.

A Polícia Civil do Guarujá infirmou que indiciou os três envolvidos na morte do policial pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e associação ao tráfico de drogas. Na ocasião, um segundo PM também ficou ferido na ocorrência. A polícia tem enfrentado forte reação dos criminosos. Além da morte do soldado da Rota, outros três PMs foram vítimas de tentativa de homicídio em apenas uma semana. 

OS CRIMES

No dia 27 de julho, além do soldado Reis, seu colega de farda também foi baleado. Na ocasião, ele foi socorrido e passa bem. Dia depois, já com as Operações em curso, dois policiais foram baleados à luz do dia por criminosos em Santos. Uma policial foi baleada pelas costas no bairro Campo Grande quando fazia patrulhamento.

Após o crime, os criminosos fugiram em direção ao morro São Bento. Lá, atacaram uma viatura do BAEP e balearam outro policial, atingido com um tiro na perna. Na troca de tiros, um dos criminosos foi baleado e morreu; outros dois foram presos. Os policiais foram hospitalizados e, felizmente, não correm risco de morrer.

No começo do mês, no dia 10 de julho, outros dois policiais militares haviam sido vítimas de tentativa de homicídio em São Vicente. Durante patrulhamento, os PMs foram surpreendidos por suspeitos armados, que atiraram contra a viatura. Dois policiais ficaram feridos e outros dois, que também estavam no veículo, não foram atingidos. Os militares feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal de São Vicente, onde ficaram sob cuidados médicos.

As autoridades informaram ainda que entre os 12 policiais atacados na região neste ano, oito estavam em serviço, três em folga e um era da reserva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES