Quem vai ganhar o 'bolão'? Governistas fazem aposta de placar de Dino para o STF

Esse grupo de parlamentares acredita que o ministro da Justiça tem conseguido superar a resistência de alguns senadores indecisos

Lula e Flávio Dino | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parlamentares da base do governo Lula no Congresso demonstram maior otimismo em relação à aprovação do nome de Flávio Dino (PSB-MA) para o Supremo Tribunal Federal (STF) após as primeiras conversas do ministro com senadores. Na semana passada, aliados estimavam um mínimo de 50 votos no plenário do Senado. Entretanto, após as recentes interações, esse número subiu para 53.

Esse grupo de parlamentares acredita que Flávio Dino tem conseguido superar a resistência de alguns senadores indecisos, especialmente os de centro-direita, ao adotar uma postura menos confrontadora e mais política. Um levantamento realizado pelo jornal O Globo com os 81 senadores revelou que 36 deles ainda não decidiram seu voto ou preferiram não revelar sua posição.

Flávio Dino tem buscado encontros e mantido conversas não apenas com membros da base governista, mas também com senadores da oposição, incluindo Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

Izalci Lucas afirmou ter tido uma conversa produtiva e tranquila com Dino, abordando temas polêmicos como a atuação do governo nos eventos de 8 de janeiro e a visita ao Ministério da Justiça de Luciane Barbosa Farias, esposa de um dos principais traficantes do Amazonas.

A base governista acredita que Dino pode conquistar até 62 votos entre os 81 senadores. No entanto, a bancada do PL, com 12 senadores, e parlamentares declaradamente de oposição, como Damares Alves (Republicanos-DF), estão fora dessa contagem.

Durante as conversas na Cúpula do Clima nos Emirados Árabes, o presidente expressou confiança ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a aprovação do indicado ao Supremo.

Na quarta-feira (6), os relatores das indicações de Lula para o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com destaque para Paulo Gonet, apresentaram pareceres favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Não houve discussão após a leitura, e a sabatina e votação estão agendadas para a próxima quarta-feira (13/12).

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES