Pré-candidatos de SP apostam em estratégia diferente para conquistar voto evangélico

Boulos, Tabata e Nunes buscam apoio de líderes religiosos para aumentar chances de vitória

Guilherme Boulos, Tabata Amaral, Ricardo Salles e Ricardo Nunes | Reprodução/Folha de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A menos de um ano das eleições municipais de 2024, os pré-candidatos Guilherme Boulos (Psol), Ricardo Nunes (MDB), e Tabata Amaral (PSB) estão adotando estratégias diversas para conquistar o voto dos evangélicos na corrida pela Prefeitura de São Paulo.

Os três pré-candidatos têm promovido encontros com líderes religiosos, buscando estreitar laços com o segmento evangélico, cujo voto tem se tornado cada vez mais estratégico nas eleições. Em 2020, durante a disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também direcionaram esforços para conquistar a atenção desse público por meio de encontros e cartas de compromisso.

Segundo dados do Datafolha de 2020, os evangélicos representavam cerca de 31% da população brasileira, enquanto os católicos eram 50%. Na cidade de São Paulo, esse grupo correspondia a aproximadamente um terço do eleitorado.

Guilherme Boulos tem procurado se aproximar de pastores independentes de diferentes bairros da cidade, driblando o contato com grandes igrejas. O pré-candidato, cuja trajetória está associada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), busca interlocução com líderes mais progressistas e tem contado com o apoio do PT nesse processo.

Tabata Amaral, por sua vez, tem dialogado com representantes de denominações menores, com forte atuação nos bairros onde estão localizadas. A deputada federal, apoiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), frequenta a missa aos domingos e conta com a ajuda de importantes lideranças políticas para se aproximar dos evangélicos.

Ricardo Nunes, que se declara católico atuante, tem se aproximado de pastores vinculados a igrejas maiores, como a Assembleia de Deus e a Renascer em Cristo. O prefeito tem fortalecido sua relação com líderes religiosos, enfatizando ações sociais desenvolvidas pelas instituições que podem ser realizadas em parceria com a administração municipal.

Com estratégias distintas, os pré-candidatos buscam conquistar o importante eleitorado evangélico, cujas preferências podem influenciar significativamente os resultados das eleições municipais. O cenário político na cidade de São Paulo promete intensificar-se nos próximos meses, à medida que as eleições se aproximam.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES