Mendonça diz ter conversado com Gilmar sobre 'narcomilícia evangélica'

Mendonça, que é evangélico, enfatizou que o setor é o “maior interessado na apuração desses fatos

Gilmar Mendes e André Mendonça | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (13), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que procurou seu colega de Corte, Gilmar Mendes, para esclarecer uma fala relacionada a uma suposta "narco milícia evangélica" atuante no Rio de Janeiro. Mendonça, que é evangélico, enfatizou que o setor é o "maior interessado na apuração desses fatos".

Em uma entrevista à GloboNews na segunda-feira (11), Gilmar relatou que durante uma reunião sobre o combate ao crime organizado realizada no STF na semana anterior, um dos presentes mencionou um suposto "acordo entre narcotraficantes e milicianos pertencentes ou integrados a uma rede evangélica" no Rio.

Mendonça divulgou uma nota na quarta-feira afirmando que, após conversar com Gilmar, este esclareceu que tem "respeito" pela comunidade evangélica e que não pretendia "constranger" ninguém. O ministro ressaltou que a fala proferida na reunião é "grave, discriminatória e preconceituosa".

O ministro relatou ter conversado com Gilmar Mendes, que teria afirmado que não tinha a intenção de ofender o segmento religioso com sua fala. Mendonça destacou a necessidade de investigação sobre essas pessoas que se dizem evangélicas e estariam envolvidas em condutas criminosas.

Leia o posicionamento do ministro

A partir de relato trazido pelo Ministro Gilmar Mendes, foi noticiado pela imprensa que, em reunião havida no STF, um dos oradores presentes teria dito que havia uma "narco-milícia evangélica" que atuaria no Rio de Janeiro, e que "haveria um acordo entre narcotraficantes, milicianos e pertencentes a uma rede evangélica ou integradas a uma rede evangélica".

Sobre o que teria sido dito na referida reunião técnica, importa-me trazer algumas considerações.

Primeiramente, registro que conversei com o Ministro Gilmar Mendes sobre o ocorrido. Na ocasião, sua Excelência reafirmou-me (i) seu respeito à comunidade evangélica, (ii) que de sua parte não houve qualquer intenção em constranger seus membros e (iii) que estaria à disposição da liderança da Igreja para conversar e esclarecer o assunto.

Em segundo lugar, importa anotar o grau de generalidade que teria sido dado pelo orador presente em referida reunião ("narco-milícia evangélica" ou "rede evangélica"). Se isso ocorreu, trata-se de fala grave, discriminatória e preconceituosa, pois dirigida a uma comunidade religiosa em geral. De outra parte, posso afirmar, com muita segurança, que se há uma rede evangélica nesse país, ela é composta por mais de 1/3 da população, a qual se dedica sistematicamente a prevenir a entrada ou retirar pessoas do mundo do crime, em especial aqueles relacionados ao tráfico e uso de drogas, que tanto sofrimento causam às famílias brasileiras. Além disso, consigno que a atuação dos evangélicos (assim como a de outras representações religiosas) nas comunidades e nas periferias deste país reconhecidamente está vinculada a obras sociais, mitigando a ausência do Estado e lacunas históricas do poder público em temas relacionados à educação, cultura e saúde, dentre outros.

Em terceiro lugar, se pessoas que se dizem ou se fazem passar por evangélicas estão envolvidas nesse tipo de conduta criminosa, afirmo, com total segurança, que o segmento evangélico é o maior interessado na apuração desses fatos. Assim, as pessoas e autoridades que têm conhecimento a respeito da prática dos referidos crimes devem dar o devido encaminhamento ao assunto. Espera-se, assim, que eventuais condutas ilícitas dessa natureta sejam objeto de responsabilização, independente da religião professada de forma hipócrita falsa e oportunista por quem quer que seja.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES