Mesmo se PL chegar à Câmara, Bolsonaro não volta à Presidência; entenda

Um vídeo, que circula nas redes sociais, traz alegações falsas de que o ex-presidente não estaria mais inelegível e disposto a comandar o país

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Evaristo Sá/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vídeo, que circula nas redes sociais, traz alegações falsas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estaria mais inelegível e que, caso o PL assuma a presidência da Câmara dos Deputados em 2025, Bolsonaro passaria a comandar o Brasil. A desinformação se baseia em uma publicação do site O Antagonista sobre a intenção do PL de concorrer à presidência da Câmara em fevereiro de 2025.

O desinformador afirma que, com o PL na presidência da Câmara e a direita predominante no Congresso, Bolsonaro, presidente de honra do partido, estaria no controle. No entanto, as alegações foram verificadas pelo Comprova, que as considerou exageradas e sem base na realidade atual.

De acordo com a Câmara, o presidente da Casa tem atribuições, como a supervisão geral dos trabalhos e a definição da pauta de votações do Plenário. Contudo, suas ações são limitadas pelos outros poderes: Executivo e Judiciário. Além disso, a eleição mencionada ocorrerá apenas em fevereiro de 2025, o que torna prematuras quaisquer previsões.

O vídeo também desinforma ao sugerir que Bolsonaro não está mais inelegível. Duas decisões do TSE em junho e outubro de 2023 o declararam inelegível por oito anos, devido a abuso de poder político e econômico em eventos de 2022 e 2021, respectivamente. O Comprova classifica como falso qualquer conteúdo inventado ou editado deliberadamente para espalhar desinformação.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES