Moro é investigado pelo STF por uso de delação como instrumento de chantagem

Sergio Moro, ao ser questionado sobre a decisão, afirmou desconhecer a abertura do inquérito e reiterou que não houve irregularidades no processo

Sergio Moro e Dias Toffoli | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, atendeu a pedidos da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de um inquérito na Corte contra o ex-juiz Sergio Moro e procuradores que estiveram envolvidos em um acordo de delação premiada considerado o "embrião" da Operação Lava Jato.

Sergio Moro, ao ser questionado sobre a decisão, afirmou desconhecer a abertura do inquérito e reiterou que não houve irregularidades no processo.

O caso foi apresentado ao STF por Tony Garcia, ex-deputado estadual paranaense, figura proeminente na política local nos primeiros anos da década de 2000. Conforme revelado, Garcia fechou um acordo de delação premiada com Moro quando este ainda chefiava a 13ª vara federal.

O acordo previa que Tony Garcia atuasse como um "grampo ambulante", buscando obter provas contra membros do Poder Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, e outras autoridades com prerrogativa de foro que estavam além da jurisdição da Justiça Federal. O conteúdo desse acordo permaneceu sob sigilo na 13ª vara de Curitiba por quase duas décadas e só chegou ao conhecimento do STF quando o juiz Eduardo Appio, hoje afastado da vara, tomou conhecimento do seu teor. Gravações evidenciam que Moro dava instruções ao colaborador sobre o processo.

Moro nega

Moro nega a ilegalidade do acordo e argumenta que, na época, as regras legais para a colaboração premiada eram diferentes das atuais. Ele também nega ter obtido gravações de membros do Judiciário.

Com o envio do caso ao STF, a PF e a PGR foram consultadas, e Tony Garcia prestou depoimento por três vezes em audiências por videoconferência. Todos os autos do processo foram repassados à PF por Garcia.

Segundo a PGR, "extrai-se do relato que o acordo de colaboração foi utilizado como instrumento de constrangimento ilegal." Para a PF, há indícios de que "a colaboração premiada foi desvirtuada de forma a funcionar como instrumento de chantagem e de manipulação probatória."

Os investigadores ressaltam a necessidade de avançar na apuração para verificar possíveis crimes de concussão, fraude processual, coação, organização criminosa e lavagem de capitais.

PF e PGR solicitaram a inclusão nominal de Sergio Moro, sua esposa Rosângela Moro, e procuradores envolvidos no acordo de Tony e na Operação Lava Jato como investigados. A autorização para a abertura do inquérito e diligências foi concedida por Toffoli em 19 de dezembro, e a decisão permanece sob sigilo.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES