PEC da Anistia pode salvar quatro deputados do PL da cassação; entenda

Caso aprovada, a proposta ampla o perdão a parlamentares e a partidos políticos das condenações judiciais

Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia, que busca conceder um amplo perdão a partidos políticos, inclui um dispositivo que visa evitar a cassação da bancada de deputados estaduais do Partido Liberal (PL) no estado do Ceará. A PEC da Anistia está programada para ser votada na comissão especial nesta quarta-feira (26) e, se aprovada, seguirá para o plenário da Câmara dos Deputados.

No contexto cearense, o PL foi condenado por fraude na cota de gênero durante as eleições de 2022. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) considerou que candidaturas fictícias foram usadas para alcançar o percentual mínimo de mulheres candidatas e contornar as regras de gênero. Todos os quatro deputados estaduais do PL na Assembleia Legislativa do Estado foram cassados: Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves. Eles permanecem em seus mandatos enquanto recorrem da decisão.

Leia Mais

Se a PEC for aprovada, os deputados estaduais do PL no Ceará se beneficiarão de um trecho incluído pelo relator, o deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), que visa impedir a perda de mandatos e a inelegibilidade em casos de decisões judiciais que levem à redução do número de mulheres eleitas.

No entanto, esse dispositivo pode levantar questões quanto à punição por fraude na representação de gênero, uma vez que a cassação dos deputados estaduais do PL resultaria na substituição por quatro homens, todos da base do governador Elmano de Freitas (PT), o que poderia resultar em uma diminuição da representação feminina na Assembleia do Ceará.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) elogiou a PEC e defendeu a manutenção desse trecho, que pode beneficiar o diretório estadual de seu partido. Internamente, o Partido dos Trabalhadores (PT) busca alianças com outras legendas para formar uma maioria e remover esse parágrafo no plenário da Câmara.

O texto da PEC também mantém a regra de que pelo menos 30% das candidaturas lançadas por um partido político devem ser destinadas a cada gênero, mas permite que essa cota não seja preenchida de forma obrigatória, possibilitando que as siglas evitem lançar candidaturas femininas.

Ampliação da ocupação feminina

Além disso, o relator propõe que o Congresso Nacional, assim como as assembleias estaduais e câmaras municipais, reservem no mínimo 20% das vagas para candidaturas de mulheres.

A PEC também estabelece limites para as multas impostas à Justiça Eleitoral aos partidos, restringindo as punições financeiras a 10% do Fundo Partidário recebido pela legenda no mês. A proposta visa evitar multas milionárias, como a de R$ 22 milhões aplicada pelo ministro Alexandre de Moraes ao próprio PL.

A PEC concede anistia às legendas que apresentaram irregularidades nas prestações de contas antes da promulgação da emenda constitucional.

Se aprovada na comissão especial da Câmara, a PEC seguirá para votação em dois turnos no plenário da Casa, onde serão necessários 308 votos para a aprovação. Posteriormente, a proposta será encaminhada para votação no Senado.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES