Após onda de desfiliação, Valdemar apela a criar 'PL Pet' para manter poder

As rachaduras variam do nacional ao regional, impulsionando mais parlamentares a deixarem o partido

Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro | Divulgação/PL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, revelou planos para o lançamento de dois novos núcleos na legenda: o "PL Pet" e o "PL 60+". O primeiro, dedicado às questões relacionadas a animais de estimação, e o segundo focado na filiação de brasileiros com mais de 60 anos de idade.

O "PL 60+" é o que está mais próximo de ser lançado, com a previsão de inauguração marcada para o dia 21 de novembro. O deputado federal Lincoln Portela (PL-MG) assumirá a presidência desse novo núcleo, que visa atrair a participação e filiação de pessoas na faixa etária acima dos 60 anos.

É relevante destacar que o público com mais de 60 anos representa uma das principais bases eleitorais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve vitória em todas as dez cidades brasileiras que possuem uma concentração significativa de eleitores acima dos 60 anos durante o segundo turno.

Onda de desfiliação

O Partido Liberal (PL), que há um ano ostentava a maior bancada na Câmara dos Deputados, enfrenta um movimento de debandada motivado por aproximações com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disputas internas voltadas para as eleições municipais de 2024. Até o momento, cinco deputados federais já deixaram o partido ou estão em negociações para a desfiliação, seguindo um caminho também considerado por lideranças regionais da legenda.

Na semana passada, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) engrossou a lista de possíveis saídas. Encorajado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que prevê que seu aliado terá sucesso na eleição à prefeitura de São Paulo, Salles buscou autorização de Valdemar para trocar de partido. Embora Valdemar apoie o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, ele não descarta uma saída amigável para Salles.

Rachas regionais também estão impulsionando bolsonaristas sem mandato a deixar o PL. No Amazonas, o coronel Alfredo Menezes, amigo de Bolsonaro e candidato ao Senado em 2022, avalia migrar para Republicanos, PP ou Novo para concorrer à prefeitura de Manaus, após desentendimentos com aliados de Valdemar. Na Bahia, a médica bolsonarista Raíssa Soares, cotada para concorrer em Porto Seguro, acumula atritos com o ex-ministro João Roma, que lidera o PL no estado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES