Ranking: saiba quais os estados '5 estrelas' de cada região do Brasil

A pesquisa tem serviços urbanos e qualidade de vida como indicativos de eficiência

Cidades inteligentes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma tecnológica Bright Cities, o Paraná é considerado o melhor estado do Brasil em termos de indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida. O estudo analisou 326 municípios com mais de 100 mil habitantes, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2021. Foram avaliados 40 indicadores essenciais e de apoio, e com base nessa análise, foram classificados como as cinco melhores cidades de cada região do país.

O objetivo da Bright Cities, de acordo com sua CEO, Raquel Cardamone, é fornecer diagnósticos e soluções para melhorar a eficiência da gestão pública e tomar decisões mais assertivas, com a intenção de transformar gradualmente cidades de qualquer porte ou nacionalidade em cidades inteligentes.

Leia Mais

O Paraná alcançou o primeiro lugar no ranking de estados, onde foi considerada a média das pontuações das três maiores cidades de cada estado. Já São Paulo concentra as sete melhores cidades do país em termos de indicadores.

A região Norte do Brasil apresentou uma maior necessidade de melhorias, com uma média de pontuação de 4,74 para as 31 cidades da região com mais de 100 mil habitantes, enquanto a média do Paraná foi de 6,48. O Estado do Amapá, por sua vez, teve os piores indicadores, mas foram avaliados apenas duas cidades com mais de 100 mil habitantes: Macapá e Santana.

PIB

O estudo também destaca que as cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita tendem a apresentar um melhor desempenho nos indicadores. Por exemplo, as 81 cidades mais bem avaliadas no ranking, representando 25% do total de municípios avaliados, possuem um PIB per capita médio de R$ 49,4 mil. Em contraste, os 25% com menor nota final no ranking apresentam um PIB per capita médio de R$ 24 mil, cerca da metade da média das cidades mais bem avaliadas.

Apesar dessa transpiração, Cardamone ressalta que não é possível considerar essa relação entre os resultados do ranking e o PIB per capita como uma regra geral, pois existem casos de cidades com alto PIB per capita posicionadas de forma desfavorável no ranking e vice-versa.

Outra observação importante do estudo é que as capitais costumam apresentar um desempenho acima da média em seus respectivos estados. Em 18 dos 26 estados brasileiros (e o Distrito Federal), as capitais foram as cidades que obtiveram as maiores pontuações. As com números mais negativos foram as cidades de Salvador, Fortaleza, Belém, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho e São Paulo.

O levantamento também revelou que as cidades de porte médio geralmente reúnem características tanto das cidades pequenas quanto das grandes. Essas cidades tendem a ter boa qualidade de vida, mas também oferecem infraestrutura e serviços típicos de grandes cidades, como uma variedade de serviços médicos-hospitalares, escolas que abrangem todas as etapas do ensino básico, universidades e, em alguns casos, centros de pesquisa, parques tecnológicos e até aeroportos.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES