FEBRE MACULOSA: SP investiga 21 casos suspeitos de contaminação

Com número de suspeitas crescendo, levantamento foi feito com base em informações de prefeituras

Causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, a doença é transmitida pelo carrapato-estrela infectado | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um levantamento realizado nesta sexta-feira (16), cerca de 21 casos suspeitos de febre maculosa nas cidades de Jundiaí, Itupeva, Santa Isabel e Americana, em São Paulo, estão sendo investigados pelas autoridades de saúde. Dos 21 casos, cinco são de pessoas que estiveram presentes nos últimos eventos realizados na Fazenda Santa Margarida, considerado o foco de um surto da doença em Campinas.  

O levantamento em questão foi feito com base em dados das prefeituras das cidades, já que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo não possui autorização para que esses dados sobre os casos suspeitos de febre maculosa sejam divulgados. Apesar disso, a pasta emitiu um alerta para que o público que esteve presente na fazenda, no período de 27 de maio a 11 de junho, prestasse atenção a quaisquer sintomas relacionados à doença, como febre, dor pelo corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas na pele.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por algumas espécies de carrapatos que estejam contaminados pela bactéria, como o carrapato-estrela, que habita hospedeiros como cachorros, cavalos, capivaras ou outras espécies de animais que tenham, contato com matagais ou ambientes silvestres. A infecção da doença possui uma alta taxa de letalidade, mas possui cura e tratamento, que deve ser iniciado imediatamente após a confirmação, com antibióticos específicos.

Na cidade de Jundiaí, cerca de sete casos suspeitos de febre maculosa estão sendo investigados desde ontem, 15, onde dois pacientes alegaram que estiveram na Fazenda Santa Margarida. Já os demais afirmaram ter frequentado áreas verdes na região de Jundiaí e em outras cidades do estado. Um outro caso suspeito que surgiu e está em análise é na cidade de Itupeva, onde uma moradora procurou atendimento médico depois de sentir dores de cabeça e no corpo, a mesma não esteve em Campinas no último mês.

Em Americana, a prefeitura da cidade confirmou uma morte pela doença nesta sexta (16), mas a febre maculosa teria sido contraída em Limeira, cidade próxima. Atualmente, cerca de nove pacientes seguem aguardando os resultados de análises biológicas que foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, dentre os nove, um esteve no local de origem do surto em Campinas. 

Na cidade de Santa Isabel, o número de casos suspeitos são quatro, onde dois deles são de pessoas que também estiveram na fazenda Santa Margarida. A Prefeitura de Santa Isabel está monitorando um grupo de 22 pessoas que estiveram na fazenda a trabalho, cerca de oito delas são moradores da cidade e dois já manifestaram os sintomas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES