Isabel Fonteles participa do programa Teleleco neste sábado (07)

A primeira-dama, Isabel Fonteles estará, neste sábado, 07, participando do programa Teleleco onde apresentará o 'Pacto pelas Crianças'

Isabel Fonteles - primeira-dama do estado do Piauí | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado e coordenadora do comitê técnico de monitoramento do Pacto pelas Crianças do Piauí, estará neste sábado, 07, no palco do programa Teleleco, onde abordará a ênfase intersetorial, multidisciplinar e colaborativo do Pacto pelas Crianças do Piauí. O programa vai ao ar neste sábado (07), às 06h, na Tv Meio Norte.

Sancionada em abril deste ano, o Governo do Piauí oficializou o lançamento do programa "Pacto pelas Crianças do Piauí", uma iniciativa voltada para promover o desenvolvimento integral na primeira infância. O pacto busca implementar ações e políticas públicas direcionadas às crianças, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Leia Mais

O governador Rafael Fonteles (PT) destacou a importância desse investimento na primeira infância, compreendendo que é uma fase crucial para o desenvolvimento cerebral e o início do processo de socialização. O programa é parte integrante do programa de governo e visa garantir o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

“O Pacto pelas Crianças do Piauí é um programa de caráter intersetorial, colaborativo, multidisciplinar, com ações voltadas para as crianças de 0 a 6 anos nas áreas de saúde, educação e assistência social, e eu assumi essa importante missão de coordená-lo”, afirmou. “O pacto não tem função executora, são as secretarias de saúde, educação e assistência social que executam as ações do pacto. Então a nossa função ali é manter essa intersetorialidade para poder garantir um futuro melhor para as nossas crianças”, reforçou Isabel Fonteles.

A primeira-dama respondeu a perguntas sobre a estrutura do programa e revelou que a intenção é levar a "carretinha da saúde" para todos os 224 municípios do Piauí. Atualmente, duas dessas unidades móveis prestam serviços de oftalmologia, odontologia e audiometria para a primeira infância piauiense, além de oferecerem vacinação.

Capacitação

Isabel Fonteles compartilhou suas experiências após se encontrar com a primeira-dama do estado do Ceará, buscando absorver práticas bem-sucedidas de outros estados para implementar e enriquecer o projeto do Piauí. Ela também mencionou um curso de liderança executiva em desenvolvimento para a primeira infância realizado em Harvard, onde trocou experiências com outros estados do Nordeste.

União entre secretarias do estado

Dentro do programa, várias secretarias estão envolvidas, cada uma com ações específicas para fortalecer o desenvolvimento integral na primeira infância. A Secretaria de Educação, por exemplo, busca fortalecer o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), investindo R$ 33 milhões. Ações como a mobilização de creches e a criação de praças com brinquedos também fazem parte do plano.

Na área de assistência social, destaca-se a reforma e ampliação do Lar da Criança, com investimento de R$ 5 milhões. A Secretaria também visa regionalizar o Programa de Acolhimento Familiar e fortalecer o Programa Primeira Infância no SUAS.

Já na saúde, a Secretaria busca ampliar a cobertura vacinal, fortalecer a Rede Materno-Infantil, e implementar o projeto Carretinha da Saúde. Nesse contexto, o governador entregou uma carreta equipada, que realizará consultas, exames e atendimentos odontológicos e oftalmológicos em todas as regiões do Piauí.

O Pacto Pelas Crianças do Piauí reforça o compromisso do governo em oferecer um futuro melhor para as crianças do estado, por meio de ações coordenadas e abrangentes nas áreas essenciais para o desenvolvimento infantil.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES