Bolsonaro e Boris Johnson concordam em pedir cessar-fogo na Ucrânia

Johnson também afirmou a Bolsonaro na ligação, segundo o governo britânico, que o Brasil foi um “aliado vital” na Segunda Guerra Mundial

Bolsonaro e Boris Johnson conversaram por telefone | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro conversou por telefone nesta quinta-feira (3) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, informou o governo britânico.

Segundo o material divulgado, Bolsonaro e Johnson concordaram em pedir um cessar-fogo urgente na Ucrânia e disseram que a paz deve prevalecer na região.

Ainda de acordo com o material divulgado pelo governo do Reino Unido, Boris Johnson afirmou no telefonema que as ações do governo de Vladimir Putin na invasão da Ucrânia foram "repugnantes", e que o mundo não pode permitir o êxito das agressões promovidas pela Rússia.

Johnson também afirmou a Bolsonaro na ligação, segundo o governo britânico, que o Brasil foi um "aliado vital" na Segunda Guerra Mundial – e que, novamente, a voz do país se mostra crucial para a solução da crise.

No contato por telefone, Boris Johnson e Jair Bolsonaro concordaram sobre a importância de pedir o fim da violência e garantir a estabilidade global. O primeiro-ministro britânico também afirmou que espera trabalhar em cooperação com Bolsonaro em assuntos bilaterais como segurança e comércio.

A posição do Brasil

Nesta quarta-feira (2), o Brasil foi um dos 141 países a votar na sessão extraordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas para condenar a invasão russa na Ucrânia.

Os países que votaram contra foram Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. A China se absteve.

O texto "deplora nos mais fortes termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia". Ela é não vinculante, o que significa que, a partir dela, os países não são obrigados a fazer nada. Sua importância, portanto, é política: mostra como a maioria dos países vê a invasão promovida por Moscou.

No voto a favor da resolução da Assembleia-Geral, o Brasil alerta que "a resolução é um apelo à paz da comunidade internacional. Mas a paz exige mais do que o silêncio das armas e a retirada das tropas. O caminho para a paz requer um trabalho abrangente sobre as preocupações de segurança das partes".

Apesar do posicionamento explícito do Brasil na ONU, as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema até o momento não deixam clara a posição de repúdio à invasão russa na Ucrânia.

Rússia e Ucrânia concordam com terceira rodada de negociações

As delegações da Rússia e Ucrânia terminaram o encontro desta quinta-feira e concordaram com uma terceira rodada de negociações.

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião. Essa é a 1ª vez que isso foi registrado.

Aperto de mão na 2ª reunião entre ucranianos e russo (Foto: Reuters) 

Um porta-voz da delegação ucraniana disse que "houve entendimento" para a criação de corredores humanitários para a entrada de provisões e a retirada de civis.

O porta-voz da delegação ucraniana, Mykhailo Podolyak, disse que a terceira rodada de negociações com a Rússia acontecerá no começo da próxima semana.

Nesta quinta-feira, as delegações chegaram a um acordo para a criação de um corredor humanitário para a retirada de civis das áreas de conflito e a entrada de medicamentos.

 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES