Gilmar suspende porte e dá 48 horas para Carla Zambelli entregar arma

Caso não seja cumprida a decisão , Mendes já autorizou que seja feita busca e apreensão contra a parlamentar para ter acesso ao armamento

Carla Zambelli | Celso Luix/Futura Press/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entregue sua pistola e munições em um prazo de 48 horas à Polícia Federal.

Carla Zambelli  terá que entregar sua pistola e munições para PF Foto: Reprodução 

Caso não seja cumprida a decisão , Mendes já autorizou que seja feita busca e apreensão contra a parlamentar para ter acesso ao  armamento. 

Leia Mais

Em sua decisão, o ministro acatou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a suspensão do porte de arma de  Zambelli. 

"Decorrido o prazo (de 48 horas), sem atendimento voluntário, expeça-se mandado de busca e apreensão nos endereços da investigada", escreveu.

O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República na segunda-feira. Na manifestação, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo solicitou que sejam feitas tratativas com a parlamentar para que a arma seja entregue voluntariamente por ela ou que a pistola seja apreendida em seus endereços, em conjunto com as munições.

"O tensionamento político atual, a iminente transição pacífica de poder e o porte indevido da arma de fogo para suposto exercício do direito de defesa da honra revelam que a suspensão cautelar do porte e a apreensão da arma de fogo são medidas suficientes para coibir a reiteração do delito investigado e resguardar a ordem pública", escreveu. 

A vice-PGR apontou ainda que o caso pode configurar crime de porte ilegal de arma de fogo, já que Zambelli não tinha autorização para transitar na rua ou entrar em um estabelecimento com o armamento. 

Por isso, Lindôra escreveu que vai negociar um acordo de não persecução penal (ANPP) com a deputada na finaldiade de ter  encerramento célere do processo.

A bolsonarista divulgou nota negando irregularidades no episódio e afirmou que a PGR "erra ao dizer que o porte é ilegal".

"A deputada reitera, ainda, que se encontra em missão oficial e não tem condições, ainda que fosse legítimo o pedido, de proceder com a entrega da pistola e munições", diz a nota.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES