Caso Lucas Vinícius: IML reafirma que corpo carbonizado não é do estudante

Foram realizados dois testes de DNA na ossada, encontrada no dia 30 de abril, e os resultados apontaram como negativo para o estudante de Direito

Lucas Vinícius Monteiro Oliveira está desaparecido desde abril de 2022 | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou na manhã desta segunda-feira (10) que o corpo carbonizado encontrado no Assentamento Emiliano Batata, próximo ao Rodoanel, zona rural  de Teresina, não é do estudante de Direito Lucas Vinícius Monteiro Oliveira. Foram realizados dois testes de DNA na ossada, encontrada no dia 30 de abril, e os resultados apontaram como negativo para o jovem, que está desaparecido desde abril de 2022. 

O médico legista Antônio Nunes, que é  Diretor do Instituto de Criminalística do Piauí, afirmou ao meionorte.com que foi coletado material de Lucas Vinícius e também da família e o exame foi feito conforme todas as diretrizes nacionais e internacionais. 

'As famílias não ficam conformadas e a gente compreende. A dor quem sente são eles. Esse corpo que surgiu  foi coletado o material conforme as normas adequadas, foi feito o exame genético e realmente não deu ele (Lucas)'', disse. 

Antônio Nunes acrescentou que enquanto legista já presenciou três famílias diferentes jurando que um corpo era do familiar. ''A gente entende o desespero,  isso acontece o tempo inteiro'', afirmou.  

Leia Mais

O diretor também ressaltou que o Estado possui um dos maiores laboratórios de genética do Brasil. ''Nossa equipe antes de começar a trabalhar aqui, já trabalhou fora durante cinco anos e temos feito cursos para se manter no nível adequado'', pontuou. 

Sobre o caso Lucas, ele finalizou: ''Essa caso chamou atenção e a família procurou a mídia. É um direito da família de querer fazer o exame de novo, mas da parte da perícia estamos seguros que fizemos o que tinha que se feito''.  

Mãe pede novo teste 

No domingo, Ana Lúcia Monteiro, mãe de Lucas Vinícius, gravou um vídeo alegando que o corpo mantido no Instituto Médico Legal (IML) de Teresina possui uma deformidade óssea na escápula esquerda, semelhante à de seu filho. Na ocasião, ela pediu um novo teste do corpo. 

Ela acrescentou que não há outra família questionando a identidade do corpo e que se sente desamparada. "Estou aqui para pedir ao senhor excelentíssimo juiz um novo teste do corpo que está carbonizado no IML há um ano. Não existe outra família questionando aquele corpo, e existe uma deformidade óssea no lado esquerdo, na escápula, nas costas, a qual o meu filho possui. Estou pedindo ao senhor juiz que nos conceda o direito de fazer esse reteste, que é um direito que eu tenho. Não tenho mais vida, não consigo dormir ou trabalhar, não tenho paz, e tenho certeza de que meu filho também está precisando de paz", falou.

Mãe de Lucas pediu novo teste em corpo encontrado carbonizado 

Conclusão de inquérito

Lucas desapareceu em 24 de abril de 2022, após, segundo relato da namorada na época, Maria Gabriela, ter se jogado da ponte Juscelino Kubitschek, na Avenida Frei Serafim, que liga o Centro à Zona Leste de Teresina. Até o momento, o corpo de Lucas nunca foi encontrado.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu em abril deste ano o inquérito que investigava o desaparecimento do jovem. O caso estava sob responsabilidade da delegada Fernanda Novaes, da Delegacia de Desaparecidos, que não encontrou indícios de crime durante a investigação. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público.

Durante a investigação, a namorada do estudante, Gabriela Vasconcelos, e uma amiga prestaram um novo depoimento. Segundo o coordenador do DHPP, delegado Francisco Costa, foram identificadas algumas inconsistências que precisam ser esclarecidas antes da conclusão do caso.

O delegado Costa afirmou que trataram a investigação com imparcialidade, independentemente das relações econômicas e sociais envolvidas. Os pais de Lucas, que estiveram no Piauí para acompanhar as investigações, não acreditam na versão apresentada pela namorada.

Lucas Vinícius está desaparecido desde abril de 2022 Foto: Reprodução-Instagram 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES