Bolsonaro tem mais de 9 mil itens guardados na fazenda de Nelson Piquet

Faziam parte desse acervo dois kits de joias presenteados pela Arábia Saudita e que foram devolvidos pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro

Acerto de Bolsonaro, com mais de 9 mil itens, está guardado na fazenda de Nelson Piquet | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acervo  do ex-presidente Jair Bolsonaro, composto por mais de 9 mil objetos, fica guardado em uma fazenda pertencente ao ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet,  localizada em região próxima ao Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

Faziam parte desse acervo dois kits de joias presenteados pela Arábia Saudita e que foram devolvidos pela defesa do ex-presidente após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em depoimentos dados à Polícia Federal, dois militares revelaram que somente eles têm acesso ao local e que não há nenhum tipo de registro escrito sobre o manuseio desse material. 

Leia Mais

Coronel da reserva do Exército, Marcelo da Costa Câmara é assessor de confiança de Jair Bolsonaro e ficou responsável por cuidar do acervo pessoal  após a sua saída da Presidência da República. 

O tenente do Exército Osmar Crivelatti  foi escalado por Câmara para lhe auxiliar na tarefa. Foram eles, em momentos diferentes, os responsáveis por buscar os dois kits de joias no acervo para serem devolvidas ao TCU.

Joias foram devolvidas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro após determinação do TCU 

Segundo os militares, o armazenamento do material  na fazenda de Piquet não tem custo e fica em um local arejado e sem umidade.

"Não há controle de acesso ao local, mas apenas o depoente e Marcelo possuem esse acesso", afirmou Crivelatti.

Apesar da grande quantidade de objetos, os dois kits de joias ficaram guardados separadamente dos outros itens. 

Segundo Crivelatti, essa diferenciação foi feita pelos servidores do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica durante o processo de catalogação do material para armazenamento.

Ao ser questionado por investigadores, Marcelo Câmara negou em seu depoimento que Bolsonaro levou as joias para os Estados Unidos em sua viagem no fim do ano passado.

"Tem certeza que as joias não foram levadas aos Estados Unidos, pois o depoente estava nos Estados Unidos juntamente com o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e sabe que elas não estavam lá", respondeu.

Em seu depoimento à PF, Jair Bolsonaro afirmou que o galpão foi "emprestado" por Piquet para o armazenamento de seus itens. A investigação não detectou irregularidades a respeito dessa guarda dos presentes na fazenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES