Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Memória

Atentado em aeroporto de Paris mata oito pessoas e deixa 56 feridas

A França, um dos exemplos mais significativos de liberdade do mundo, tendo Paris, sua capital, como um dos lugares mais visitados do planeta, tem sido alvo de terroristas ao longo do tempo, acumulando uma série de atentados com mortes.

No dia 15 de julho de 1983, um atentado terrorista ao aeroporto de Orly, o segundo mais importante e movimentado da capital francesa, sofreu um atentado, perpetrado pelo grupo armênio contrário às companhias aéreas turcas que operavam na França. 

Desse atentado, morreram oito pessoas e 56 ficaram feridas, algumas em estado grave e mutilação de partes do corpo.

A história de atentados segue, como se vê a seguir:

Em janeiro de 1980 

17 pessoas foram mortas em três atentados jiadistas na zona da capital francesa: 12 num ataque contra o jornal satírico "Charlie Hebdo", um polícia municipal e quatro reféns num supermercado judeu. Os três atacantes foram abatidos pela polícia.

Cronologia dos atentados mais importantes perpetrados em França nos últimos trinta anos:

1982

29 de março - Atentado contra um comboio na linha Paris-Toulouse, no qual morreram cinco pessoas, numa ação atribuída à Organização da Luta Armada Árabe, ligada ao terrorista conhecido como "Carlos" e "Chacal".

9 de agosto - Um comando árabe mata seis clientes no restaurante "Goldenberg", localizado no bairro judeu de Paris.

1983

15 de julho - Oito mortos e 56 feridos num ataque bombista no aeroporto de Orly, perpetrado por um grupo arménio, contra as linhas aéreas turcas.

31 de dezembro - Uma bomba na estação ferroviária de Saint Charles, em Marselha, e um outro engenho num comboio de alta velocidade, perto de Drome, matam cinco pessoas, numa ação que atribuída à Organização da Luta Armada Árabe.

1985

29 de março - Dezoito feridos num cinema de Paris, durante um festival de filmes judeus e que terá sido levado a cabo pelo movimento Jihad Islâmico.

1986

17 de setembro - A explosão de uma bomba nos armazéns Tati de Paris faz sete mortos, numa ação reivindicada pelo Comité de Solidariedade com os Presos Políticos Árabes e do Médio Oriente, a quem tinham sido atribuída a autoria de outros quatro atentados em Paris que tinham causado três mortos.

1995

25 de julho - Um artefacto explosivo explode na estação de metro parisiense Saint Michel e mata oito pessoas e 117 feridos, num ataque atribuído a integristas argelinos.

1996

3 de dezembro - Quatro mortos e 93 feridos na explosão de uma bomba na estação de metro de Paris Port Royal que foi reivindicada por integristas argelinos.

2012

19 de março - Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas num colégio judeu de Toulouse pela mesma pessoas que uns dias antes tinha assinados três paraquedistas de origem magrebina.

2015

07, 08 e 09 de janeiro - Um total de 17 pessoas morrem em três atentados jihadistas em Paris: 12 num ataque ao jornal satírico "Charlie Hebdo", um polícia municipal e quatro reféns num supermercado judeu. Os três autores do ataque foram abatidos pela polícia.

26 junho - Yassin Salhi mata e decapita o seu chefe Hervé Cornara, perto de Lyon. Logo de seguida tenta fazer explodir a fábrica da Air Products, em Saint-Quentin-Fallavier, centro-leste do país.

13 de novembro - Mais de 130 pessoas mortas e numerosos feridos em vários ataques coordenados em Paris. Só na sala de espetáculos Bataclan morreram 89 pessoas.

2016

14 de julho - Pelo menos 60 pessoas morreram num atentado com um caminhão, que atingiu deliberadamente a multidão que esperava para ver o fogo de artifício.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×