Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Avião cai em Madrid, mata 181 pessoas, incluindo cinco famosos

Um trágico acidente aéreo envolvendo o Boeing 747-283B, da companhia Avianca, que fazia o voo 011, entre Frankfurt (Alemanha) e Bogotá, capital da Colômbia, com escalas em Paris, Madrid e Caracas, matando todos os seus 23 tripulantes e 158 dos seus 169 passageiros. Apenas 11 pessoas escaparam com vida, muitas feridas gravemente. O avião caiu antes de aterrissar no aeroporto internacional de Madrid-Barajas. A tragédia aconteceu no dia 27 de Novembro de 1983. No total, foram mortas 181 pessoas.

O trecho entre Frankfurt e Paris desse dia fora cancelado pela Avianca. Como resultado, os passageiros que tinham que embarcar no voo 011 em Frankfurt realizaram a viagem a Paris num avião da Lufthansa. Em consequência de que tiveram que aguardar por esses passageiros, a saída de Paris atrasou-se.

Famosos que vieram a óbito no acidente

Às 23h31 o aparelho começou a descer para o Aeroporto de Madrid-Barajas. Durante a descida o avião bateu numa uma colina, depois um segundo, e finalmente caiu contra o chão se desintegrando. Os seus 23 tripulantes, assim como 158 dos 169 passageiros morreram. A causa do acidente foi um erro do piloto ao determinar incorretamente a posição do avião. Até hoje o voo Avianca 011 é o segundo pior acidente aéreo na Espanha, atrás do acidente de Los Rodeos.

Dentre as pessoas que morreram encontravam-se pelo menos cinco nomes famosos da literatura e das artes. Morreram o romancista mexicano Jorge Ibargüengoitia, o escritor, crítico literário e acadêmico uruguaio Ángel Rama, a pianista espanhola Rosa Sabater, o romancista, poeta e ativista político peruano Manuel Scorza e a escritora e crítica de arte argentina Marta Traba.

Avião caiu em Madrid matando 181 pessoas

Jorge Ibargüengoitia Antillón (Guanajuato, 22 de janeiro de 1928 – Mejorada del Campo, 27 de novembro de 1983) foi um escritor mexicano. Estudou em Nova York com uma bolsa da fundação Rockefeller e foi professor na UNAM en na UDLAP. Deixou um legado de importantes obras no terreno da ficção, com vários romances, e do teatro.

Ángel Antonio Rama Facal foi um escritor, crítico acadêmico e literário uruguaio, conhecido por seu trabalho sobre o modernismo e por sua teorização do conceito de "transculturação". Estava no seu segundo casamento, com Marta Traba, que também morreu no acidente.

Rosa Sabater i Parera foi uma pianista espanhola. Foi aluna de Frank Marshall, que chefiou a Academia Marshall em Barcelona, antiga Academia Granados. Foi morta durante o acidente aéreo com o voo Avianca 011. Rosa Sabater ganhou o Prêmio Creu de Sant Jordi. Sabater nasceu em 29 de agosto de 1929, Barcelona, Espanha.

Manuel Scorza foi um romancista e poeta Peruano da geração dos anos 50, pertencente ao Indigenismo ou Neoindigenismo peruano em conjunto com seus companheiros Ciro Alegría e José María Arguedas. Nasceu em 9 de setembro de 1928, Lima, Peru

Marta Traba Taín foi uma crítica de arte e escritora argentino-colombiana, conhecida por seus importantes contributos no estudo da Arte latinoamericana. Nasceu em 25 de janeiro de 1930, em Buenos Aires, Argentina.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar