Fundada em 4 de novembro de 1946, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), está completando hoje 75 anos. Nesse tempo, essa que é uma das instituições mais importantes do planeta, com um trabalho magistral na busca da paz e da cooperação entre nações, realiza um trabalho reconhecido por todos.

Cumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros – hoje são 193 países – na busca de soluções para os problemas que desafiam nossa sociedade.

Cumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros - Foto: Reprodução/InternetCumpre com maestria a missão de acompanhar o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros - Foto: Reprodução/Internet

É a agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo – União, estados e municípios –, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização.

A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu Escritório, em Brasília, iniciou as atividades em 1972, tendo como prioridades a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social.

No setor de Educação, a principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países-membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a re