Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Erupção de vulcão deixa mais de 800 pessoas mortas nas Filipinas

No dia 15 de Junho de 1991, cerca de 800 pessoas morreram em consequência da erupção do vulcão batizado de Monte Pinatubo, localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na interseção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan e Panpanga.

O vulcão estava adormecido há mais de 500 anos e esse seu retorno à atividade se fez de modo violento e incontrolável. Milhares de casas foram destruídas e os estragos materiais se espalharam por muitos quilômetros, com prejuízos incalculáveis. Essa foi a erupção mais violenta do século XX entre todos os vulcões espalhados pela terra.

Muitas vidas foram salvas, pois as previsões do que iria acontecer antes do início da erupção, permitiram evacuar alguns dos povoados que habitavam as áreas em redor do vulcão e que foram severamente destruídas pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de lenha, lama e cinzas, e mais tarde as chuvas ácidas. Milhares de casas foram destruídas.

O vulcão está localizado 87 km a noroeste de Manila, capital das Filipinas. Perto do Monte Pinatubo, local em que os Estados Unidos mantiveram duas grandes bases militares.

A palavra pinatubo pode significar "um lugar fértil" ou também "fez crescer” em Tagalog e Sambal, o que pode sugerir um conhecimento de sua erupção anterior, em cerca de 1500.

Antes de 1991, a montanha estava coberta de floresta densa que mantinha uma população de vários milhares de indígenas, os Aeta, que tinham fugido para as montanhas quando os espanhóis conquistaram as Filipinas em 1565.

Para complicar a erupção,  a chegada do tufão Yunya trouxe uma mistura letal de cinzas e de chuva. Previsões de sucesso no início da erupção climática levaram à evacuação de dezenas de milhares de pessoas das áreas circundantes, salvando muitas vidas, mas essas áreas foram severamente danificadas por fluxos piroclásticos, os depósitos de cinzas e, sucessivamente, pelos lahars causados por rainwaters re-mobilização de anteriores depósitos vulcânicos destruindo milhares de infra-estruturas e alterando os meses de sistemas fluviais de anos após a erupção.

Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. Mandou grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera (mais do que todas as erupções desde o Krakatoa em 1883). Os aerossóis formaram uma camada global de neblina rica em ácido sulfúrico. Devido à explosão do Pinatubo,durante os meses seguintes as temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5°C (0,9°F) e isso se deve ao fato de que, as gotículas de ácido sulfúrico provocam a reflexão dos raios solares evitando que esses cheguem à Terra, ou seja, esfriando a Terra. O Monte Pinatubo tem 1486 metros.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar