Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Memória

Há 30 anos no ar, Domingão do Faustão é 2° programa mais antigo

Há 30 anos no ar, Domingão do Faustão é 2° programa mais antigo
|

O Domingão do Faustão, que estreou na Rede Globo, no dia 26 de março de 1989, completa hoje 30 anos ininterruptos no ar, tornando-se o quarto programa mais antigo da televisão brasileira, superado apenas pelo Programa Sílvio Santos, que começou a ser exibido em 1962 na antiga TV Paulista; pelo Jornal Nacional, que começou em 1º de Setembro de 1969, e pelo Fantástico, que foi ao ar pela primeira vez em 5 de Agosto de 1973.

Se ainda estivesse viva, Hebe Camargo estaria à frente do Faustão, pois sua estreia se deu em 04 de Março de 1986. Levando em conta apenas a categoria “Programa de Auditório”, o Domingão do Faustão passa a ser o segundo mais antigo programa no ar, só superado por Sílvio Santos.

O Domingão do Faustão entrou no ar, na Rede Globo, precisamente às 14h55min, num domingo de Páscoa, comandado por Fausto Silva, recém-saído da Rede Bandeirantes. O programa foi criado para frear a audiência do Programa Sílvio Santos (SBT), até então líder de audiência nas tardes de domingo.

Desde seu início, o programa contava com uma banda musical que toca ao vivo, e a turma do charme nos primeiros anos, que depois viria ser substituída por um grupo de dançarinas, na Academia do Faustão. Há também entrevistas com atores da emissora e cantores, assim como atrações populares em vários quadros. Ao fim, iam ao ar as tradicionais vídeo-cassetadas.

Por questões contratuais, a geração do programa se dividia entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, assim facilitando o recebimento de convidados ilustres que residiam em ambas as cidades. Mas a partir de janeiro de 2015 o Domingão passou a ser gerado somente de São Paulo a pedido de Faustão.

Até 1993, o programa terminava às 19h e, a partir de então, passou a ter uma hora a mais de duração devido à extinção do Festival Os Trapalhões.

Em 1995, foi criado o quadro Melhores do Ano, que premiava os artistas que fizeram mais sucesso na teledramaturgia, jornalismo, comédia, música e esportes na Rede Globo. Até 2002, os vencedores eram escolhidos por funcionários da própria emissora, mas a partir de então os mesmos passam a escolher três finalistas. Além disso, esses são submetidos à votação do público, que escolhe o vencedor de cada categoria.

No seu início, a direção de criação e artística era de Augusto Cesar Vanucci e direção geral de Detto Costa. Já passaram pela direção de produção Marcelo Paranhos, Carlos Henrique de Cerqueira Leite, Aluísio Augusto e Jayme Praça. Atualmente, tem direção geral de Henrique Matias, direção artística de Jayme Praça e gerência de produção de Roberto Ribeiro Costa.

Até em 1999, no aniversário de 10 anos do "Domingão", a atração tinha exibido 500 edições. Em 2009, o programa completou 1.000 programas. Em dezembro de 2017, completou a marca histórica de 1.500 programas com homenagens de Thiago Leifert com Cássio e Tato Gabus Mendes.

A partir de 6 de janeiro de 2019 até 31 de março, o programa está exibindo os melhores momentos e a história do programa, em comemoração aos 30 anos com o elenco da Globo e cantores.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×