Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Nesta data de tensão entre Biden e Trump, EUA elegeram Reagan e Obama

Neste momento em que o mundo vive a expectativa para saber quem será o próximo presidente dos Estados Unidos da América, se Joe Biden ou Donald Trump, com bastante possibilidade de que o resultado da eleição descambe para uma disputa judicial turbulenta, um passeio pela história nos mostra que exatamente nesta data de 04 de Novembro foi anunciada a vitória de dois outros presidentes que marcaram a história norte-americana.

O primeiro a ter seu nome anunciado nesta data, em 1980, foi o republicano Ronald Reagan, após uma intensa campanha na 49ª eleição presidencial quadrienal americana, derrotando o democrata Jimmy Carter de forma esmagadora. Essa foi a segunda eleição consecutiva em que o presidente em exercício foi derrotado, depois que o próprio Carter ter derrotado Gerald Ford na eleição de 1976.

FOTO - Reproduç]ão/ CNN

Essa vitória de Ronald Reagan foi, também, a primeira vez em 100 anos que um candidato republicano derrotou um presidente democrata no exercício do cargo. A impopularidade de Carter e as más relações com os líderes democratas encorajaram um desafio intrapartidário do senador Ted Kennedy, irmão mais novo do ex-presidente John F. Kennedy. Carter derrotou Kennedy na maioria das primárias democratas, mas Kennedy permaneceu na disputa até que Carter foi oficialmente nomeado na Convenção Nacional Democrata de 1980 .

Reagan venceu a eleição por uma vitória esmagadora, obtendo uma grande maioria dos votos eleitorais e 50,7% do voto popular. Reagan recebeu o maior número de votos eleitorais já obtido por um candidato presidencial não titular. Nas eleições simultâneas para o Congresso, os republicanos conquistaram o controle do Senado dos Estados Unidos pela primeira vez desde 1955. Carter obteve 41% dos votos, mas venceu apenas seis estados e Washington, DC. Anderson obteve 6,6% dos votos populares e teve o melhor desempenho entre os eleitores republicanos liberais insatisfeitos com Reagan. Reagan, então com 69 anos, foi a pessoa mais velha a ser eleita para um primeiro mandato até Donald Trump ser eleito presidente em 2016 aos 70 anos. Esta é a última vez que um presidente em exercício foi derrotado por um desafiante mais velho.

No ano de 2008, também no dia 04 de Novembro, o mundo conheceu outro democrata na presidência, Barack Obama, é eleito como o 44° presidente norte-americano. Ao tomar posse em 20 de janeiro de 2009, ele se tornaria o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Obama era Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois na época de sua vitória sobre o Senador do Arizona John McCain na eleição presidencial de 2008. Barack Obama é o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos, assim como o primeiro nascido no Havaí.






Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar