Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Memória

Rei francês Henrique IV foi assassinado por fanático católico em 1610

Henrique IV, o primeiro rei da França da casa de Bourbon, foi assassinado com duas facadas por um fanático católico no dia 14 de maio de 1610, e Luis XVI, o marido de Maria Antonieta, subiu ao trono em maio de 1774, mas foi preso e julgado pelos revolucionários de 1789, para ser finalmente submetido à guilhotina em 21 de janeiro de 1793.

A cabeça de Henrique IV foi separada de seu corpo em 1793, durante o chamado Regime do Terror, após a profanação de seu túmulo. A cabeça reapareceu no século XIX em uma coleção privada e em 1919 foi adquirida por um antiquário, que, por sua vez, a revendeu a um casal de aposentados que a cedeu à casa de Bourbon.

Henrique IV foi um dos reis franceses mais populares e era conhecido como "o bom rei Henrique" e "o galante verde", por ser um homem atraente.

Protestante, Henrique 4º teve dificuldades para subir ao trono. Com o falecimento da sua mãe, a rainha de Navarra, em 1572, seguido da morte do seu irmão, em 1584, Henrique tornou-se o herdeiro legal do trono real.

Em 1598, nove anos depois de chegar ao trono, ele aprovou o Édito de Nantes, que garantiu liberdades religiosas aos protestantes e encerrou mais de 30 anos de conflito entre protestantes e católicos na França.

Henrique IV não era um intelectual. Mas apreciava a literatura, as artes e também – as mulheres. Dele originou-se tudo aquilo que se tornaria mais óbvio nos seus filhos e herdeiros. A suntuosidade e a ostentação da dinastia real francesa, a dinastia dos Bourbon, que foi levada por ele ao trono e que atingiu o seu apogeu na pessoa de Luís 14, o “Rei Sol”.

Até hoje, os franceses ainda gostam de citar uma frase sua: "Uma galinha em cada sopa". Uma outra frase do rei mostra a outra face do seu poder: "Paris bem vale uma missa!".

Imagem do rosto do rei reconstruída -AFP



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×