Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Memória

Woodstock reúne 500 mil jovens para anunciar liberdade e mudar cultura

Há exatos cinquenta anos, em 15 de agosto de 1969, tinha início, numa fazenda localizada no estado de Nova York, o Festival de Woodstock, um enorme movimento de contracultura que reuniu mais de 500 mil jovens, durante três dias, para uma pregação de liberdade, rebeldia, protestos, e um canto ao sexo livre, às drogas e ao rock´n´roll.

O movimento criticava e combatia o capitalismo e condenava a Guerra do Vietnã, uma longa e penosa ação militar dos Estados Unidos que levou à morte milhares de jovens norte-americanos e que findou como um triste engano e um grande fracasso para a maior potência militar e econômica do mundo.

O dono da fazenda, Max Yasgur, em Bethel, Nova York, havia planejado que o Festival acolheria 50 mil pessoas, sem imaginar que a ideia de Woodstock levaria 500 mil jovens a se aglomerarem no local, superando qualquer expectativa de público. Os três dias foram repletos de apresentação de bandas de rock e grupos que expressavam diversos outros estilos musicais que se relacionam com as propostas do movimento “Hippie”: o folk, com seu pacifismo e sua contudente crítica social; o blues, com sua melancolia, que há décadas já mostrava as contradições da soeidade norte-americana. Com o domínio, evidentemente, do rock.

O Festival de Woodstock, que surgiu como contracultura, ou seja, como oposição à cultura de massas, saiu desses três dias na fazenda extremamente fortalecido, ganhou tanta visibilidade que acabou por se tornar a cultura hegemônica entre a juventude ocidental.

Os relatos feitos sobre os três dias de Woodstock são bastante interessantes, reveladores do mergulho a que os jovens daquela época estavam dispostos a fazer em busca das libertação. Conta-se, por exemplo, que a banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda tomaram choques durante a sua apresentação e Phil Lesh (o baixista) ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador de seu baixo enquanto tocava.

Embora o festival tenha abrangido uma multidão de 500 mil pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local por ofensas, mesmo estando sob os efeitos incontestáveis das drogas.

Woodstock, de fato, foi um marco revolucionário na cultura dos jovens dos anos 1960, com notável influência na música, nas artes, no cinema, e praticamente em todas as manifestações culturais e artísticas a partir dele.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×