mais

BPM comandado por mulher registra 40 dias sem homicídios na Santa Maria

A região da Santa Maria tem 130 mil habitantes e até 3 assassinatos por mês

BPM comandado por mulher registra 40 dias sem homicídios na Santa Maria
Santa Maria: 40 dias sem homicídios | reprodução instagram

Há 40 dias, a região da Santa Maria da Codipi não registra homicídios. A marca foi comemorada pela  comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Major Elizete Lima que atribui o feito ao contingente de 70 policiais militares lotados no BP. "  Roubos e furtos, há! Porém, a vida, o bem mais precioso que temos, essa tem sido preservada, tudo graças, sobretudo, ao empenho de nossa efetivo aguerrido e comprometido com a causa", diz.

"Não é uma estatística fácil de alcançar", afirma Major Elizete que esclarece o registro anterior de 30 dias sem homicídios. A região, formada por 17 bairros, 11 povoados e oito ocupações de terra tem uma população estimada de 130 mil habitantes. Operações de desarmamento foram intensificadas para evitar crimes, principalmente nos finais de semana quando as ocorrências costumam aumentar.

Um dos maiores problemas da região é o tráfico de drogas que também contribuiu com outros tipos de violência envolvendo, principalmente, jovens. "A criminalidade cresce em todo país e cada vez mais os criminosos estão ávidos por novos “mercados consumidores” do seu produto mais rentável: a droga ilícita. Com isso, os efeitos para as comunidades são devastadores! E somos nós, os policiais militares, que estamos na ponta da lança, que fazemos a última fronteira de proteção do cidadão de bem".
BPM comandado por mulher registra 40 dias sem homicídios na Santa Maria - Imagem 1
A comandante do 13ºBPM compartilhou a marca seu perfil no intagram. O post recebeu 1132 curtidas até o início da tarde desta quinta-feira, 16. O internauta Raimundo Freitas comentou : "esse é o resultado de um excelente trabalho de comando em conjunto com seus colaboradores. É a integração da polícia militar que representa a segurança pública com a comunidade. Essa parceria é fundamental para se obter resultados positivos na diminuição da violência na comunidade. É isso que o comando do treze faz, trazer a comunidade para ajudar na solução dos seus problemas, e a segurança com certeza é o número um. Parabéns a comandante e seus colaboradores, e que a paz seja duradouro e consistente. Um bom dia pra você. Você é gente que faz. Teresina mais segura"

BPM comandado por mulher registra 40 dias sem homicídios na Santa Maria - Imagem 2O perfil da Major Elizete tem 115 mil seguidores e ela costuma publicar o dia a dia das atividades do Batalhão, além de registros com moradores da região. Os comentários dos internautas são sempre elogiosos à comandante e a interação da oficial da PM com a população quebra um tabu de que esses profissionais trabalham de forma distanciada e sem o olhar mais atento da população.A major é doutoranda em Direito Doutoranda em Direito e
Especialista em Seg Pública, em Pol. Drogas, em Direito Civil e Proc. Civil, com atuação no Proerd, um programa da Polícia Militar do Piauí destinado à prevenção de drogas nas comunidades. O uso das redes sociais é um dos pontos fortes da comunicação que ela mantém com a população que está sob abrangência do Batalhão que comanda.
BPM comandado por mulher registra 40 dias sem homicídios na Santa Maria - Imagem 3





Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail